SUSTENTABILIDADE



Entendendo o que siginifica SUSTENTABILIDADE :

Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico; relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”

"Na " prática”, podemos dizer que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (podendo ser naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas, bem como toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra. "

  1. Sustentabilidade social
Práticas de responsabilidade social são um imenso diferencial num mercado em que o consumidor está cada vez mais exigente e consciente. Quando o consumidor opta por comprar produtos de empresas que realizam ações de RSE, está ajudando a construir uma sociedade que alia prosperidade econômica com justiça social. Cada vez mais a responsabilidade social deixa de ser assunto de grandes empresas e passa a fazer parte das estratégias das pequenas e médias. Embora não disponham de muitos recursos, empregam criatividade, pensamento a longo prazo, envolvimento dos funcionários e presença nas comunidades em que atuam.

Um dos termômetros do empenho é a formulação de balanços sociais, também chamados de relatórios de sustentabilidade _peça contábil que serve para medir os resultados sociais e ambientais de uma empresa.  O Prêmio Balanço Social, realizado por cinco entidades ligadas à responsabilidade social e ao mercado de capitais, dedicou uma categoria para balanços de micro, pequenas e médias, que aumentam a cada ano.

 2.Sustentabilidade ambiental

Metas:
  • Integrar os príncipios da sustentabilidade ambiental nas políticas e programas governamentais e inverter a perda dos recursos ambientais;

  • Reduzir para metade a proporção da população sem acesso sustentado a água potável e saneamento básico;

  • Melhorar as condiços de vida de, pelo menos, 10 milões de moradores de bairros de lata;
3.Sustentabilidade cultural

A Cultura é um dos pilares da sustentabilidade. Um processo só funciona se os valores culturais de um individuo, grupo, empresa ou instituição forem levados em consideração. Muitas vezes os valores culturais incluem atitudes insustentáveis. Nesses casos, uma transição se faz necessária para que uma nova cultura, ecologicamente correta, seja implementada. Para exemplificar tudo isso, o Sustentáculos vai exibir duas histórias em que cultura e meio ambiente andam de forma unida.

4.Sustentabilidade econômica
Sustentabilidade econômica é muito mais do que uma concepção utópica ou meramente ideológica. Ela foca, em primeiro plano, um empreendimento que não seja caro e que gere rápidos frutos. Para tanto, é cada vez mais recorrente a necessidades de medidas estatais ou políticas que seja favorável a implantação da economia sustentável. A sustentabilidade econômica entra no âmbito sócio-econômico com o intuito de tornar não somente o futuro mais próspero, mas também alterar alguns fatores da realidade em que se vive.

visite a postagem da Vera , com esse tema : Duas Moças Prendadas !

QUE TAL COMEÇAR A FAZER A NOSSA PARTE AGORA MESMO ?
Participamos :

Terceiro Desafio Premiado




Fontes :

Nenhum comentário