Suicídio,desencanto com a vida

Sou aquela estrela que por milhões de anos brilhou
Mas por um mero desencanto, não mais o fez.
Por não querer e não mais poder.
Felipe Andrade

Olá pessoas amigas ,

Dos muitos desencantos que temos nesta vida, nenhum pode ter o poder de nos fazer desistir da vida .E na falta de forças e de coragem, ter a coragem covarde de tirar a própria vida.Este dom precioso e único, com o qual o Pai nos agraciou .

Ficamos nos interrogando o que leva uma pessoa a ceifar a sua vida, que estranho desespero toma conta de seu ser, que DESENCANTO tão latente e dolorido que a faz desacreditar de tudo e escolher partir por suas próprias mãos .Conheci uma pessoa que suicidou-se,uma mulher , aos trinta e dois anos, com três filhos pequemos e toda uma vida pela frente .Ela preferiu ir-se .Isso há três anos, e quando me lembro parece que foi ontem.
Sinto um aperto no coração e me pego a pensar se não poderíamos ter feito algo por ela . Talvez prestado mais atenção, ver se havia algum sinal, algo que denunciasse o seu intento.
O suicidio é uma violência brutal contra si mesmo,e contra todas as pessoas que amavam a pessoa que fez esta escolha .É um tabu, algo dolorido e decepcionante pra todos, é como se  a pessoas dissesse que ninguém foi suficiente pra suplantar a sua dor, seu desespero e seu desencanto com a vida .


 Minha amiga era uma pessoa que aparentava ser feliz e satisfeita, tinha problemas comuns aos olhos de qualquer pessoa .Mas não se encantava mais da vida e foi embora de nós de forma trágica.
No dia em que ela foi encontrada morta em seu apartamento eu estava lá, vi seu rosto e senti uma dor e um desencanto muito grande, até hoje quando me lembro fico assim .
 É nessas horas que a gente tem vontade de voltar no tempo, de dizer pra pessoa que a amamos, que ela é querida, e o mais importante que HÁ UMA ESPERANÇA.

 Creio que é desta forma que uma pessoa suicida se sinta :

 "Adormecido em minha comiseração
Envolto pelo meu desencanto..."

 Vamos abrigar em nós o encanto pela vida, e por nós, em pleno auto-amor sadio e produtivo, que desencantos só nos façam amadurecer e compreender, jamais deisistir!

♥Sugestão de matéria, postada no Duas Moças  :  Escreva sua história 

Veja os outros posts sobre DESENCANTO EM NOSSO BLOGS :

  Duas Moças Prendadas

♥ ...Porque se a vida tem desencantos, muitos mais ENCANTOS ela tem,e é a procura deles que quero viver .Clique e continue lendo ...
  
Só  Tutoriais  e Idéias Legais pra Casa e pra Vida 
 
...traiu a mãe e seus sonhos.Decepcionou -se, desencantou-se e não acredita mais em si, nem nas pessoas.Um homem sem fé e desencantado de si mesmo.Clique e continue lendo.


Que tal visitar os amigos que estão participando dessa linda BC ?


10 comentários

Emanuel disse...

Desespero. Pior que desencanto... Só que andam de mãos dadas.

Minha contribuição: http://migre.me/8GBkK

pensandoemfamilia disse...

Falta de sentido na vida, desencanto consigo próprio e com a vida. Angústia e depressão profunda são indícios da desesperança. Alguns dão sinal das intenções, outros o fazem inesperadamente, por desespero e muitos se suicidam lentamente, a cada dia.....
bjs

Elvira Carvalho disse...

Mais que desencanto o suicídio é fruto do desespero.
Há três anos o meu vizinho do rés do chão, se enforcou no quintal. Nunca mais vou esquecer o momento em que abri a janela da cozinha para estender a roupa (moro no primeiro andar) e o vi dependurado duma viga do alpendre que tinham no quintal. Tinha 29 anos, e foi menino que nasceu ali e que acompanhei toda a vida e que até tinha sido batizado no mesmo dia do meu filho.
Um abraço e uma boa semana

Maria Luiza disse...

Muito triste aquilo que vc presenciou. Também antes de mudar-me para essa casa, eu conheci uma vizinha, muito conhecida na cidade pela sua disposição, alegria de viver, enfim, normal. Mudei-me e raramente a via, mas sempre bem. Ano passado soube que ela se suicidara. Fiquei tremendamente chocada. Devemos estar atentos e sempre com Deus no coração! Grande abraço!

Socorro Melo disse...

Olá, moças prendadas!

Uma grande reflexão sobre o tema do desencanto: uma experiência forte e chocante. Como saber o que as pessoas carregam na alma? Há dias que nos sentimos tão felizes, realizados, e outros, são tão sombrios... Por vezes deixamos isso transparecer, por vezes não, nos fechamos, e nos tornamos impenetráveis. E quando não buscamos ajuda, o pior pode, de fato, acontecer. Sinto muito por sua amiga! Achei interessante a sua colocação, de prestarmos mais atenção nas pessoas, pois, quem sabe encontraremos uma brechinha, e aí as ajudaremos a superar o desencanto. E que sejamos fortes para lidar como os nossos, confiando em Deus, na vida, e na força interior, no espírito santo que vive em nós, para que tenhamos convicção da grandeza da vida, e ânimo para vencer as sombras.

Grande abraço
Socorro Melo

Sonhos melodias disse...

Muito triste mesmo. Tirar a própria vida é sinal que nada mais a encanta. Belo texto e exemplo de desencanto. Parabéns pela participação. Adoro participar das blogagens por conhecer pessoas e seus universos representados pelo seus blogues. O seu é lindo! Também participo e aguardo sua visita.
Abraço

RUTE disse...

Oi Lilian,
dificil falar desse assunto, não é?
Quase não consigo imaginar o suicidio tornando-se realidade, porque eu amo tanto a vida que fica impensavel tal ato.
E olha que já passei por cada desencanto!
Mas, por vezes o suicidio vem por causa de um disturbio quimico no cérebro. A falta de seretonina origina a depressão e a gravidade pode levar ao suicidio.
É possivel que sua amiga estivesse com defice grave de seretonina.
Quando assim é, a pessoa não raciocina direito. Mergulha no poço e não consegue sair.
Beijinhos além-mar.
Rute

Lina disse...

Olá, Lilian!Terrível este acontecimento que você presenciou tão perto!O sentimento de culpa é algo comum de quem fica, mas provavelmente é difícil prever uma coisa dessas, pois vivemos todos neste mundo e como as pessoas encaram os problemas de forma diferente, ou estão doentes e não sabem! Não se culpe, pense nos momentos bons que tiveram.
Gostei muito da maneira tocante que escreveu!
Vou ver as suas outras participações, estou seguindo por ordem e são muitas, todas ótimas!
Beijinhos lusitanos

Debby disse...

Oi Lilian bastante triste e desencantador o que você viu e sentiu.
Mas a esperança ao final seu aquele brilho tal qual uma liz ao final de um lugar escuro...o importante é saber que nunca estamos sozinhos.
Parabéns por sua coragem
Debby :)
Também participo da BC

compartihando ideias sou sud disse...

OLÁ LÍLIAN ESSAS HISTÓRIAS SÃO SEMPRE TRISTES ,MAS EXISTE UM DEUS MAIOR QUE TUDO PARA CURAR. PRECISAMOS SEGURAR-LO SEM SOLTAR,POIS O INIMIGO TENTA FAZER DE TUDO PARA NOS DESTRUIR ,MAS PRECISAMOS SER FORTES E PERSEVERAR CUIDAR DA NOSSA SAÚDE FÍSICA E ESPIRITUAL. BUSQUEMOS DEUS SEMPRE SEM DESISTIR.VIVER O EVANGELHO VERDADEIRO DE CRISTO SÓ ELE CURA NOSSA ALMA E ORAR SEM DESFALECER. BJS!!!SOLICITE UM EXEMPLAR GRATUITO DE UM LIVRO QUE NOS APROXIMA DO SALVADOR E TEM O PODER DE NOS TRANSFORMAR DE BONS PARA MELHORES. http://mormon.org/freeoffers/1,17785,2071-2-1-BRAZ,00.html